Autores:Yuri Pacheco Ávila e Daniel Amaro da Silva
Email: yuriavila@gmail.com
Vínculo Acadêmico: Universidade Federal da Bahia (Mestrado em Cultura e Sociedade)
Título do ensaio: Missa de Santo Antônio de Categeró: face do catolicismo brasileiro
Ano e local da realização: 2005, Salvador – Bahia
Formato Original: (X) digital ( ) analógico
Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos (20cm x 30cm)
Título da Pesquisa: Sou Negro Sim: uma etnografia das missas de Santo Antônio de Categeró na Irmandade do Rosário dos Pretos no Pelourinho (Salvador – Bahia)
Coordenador ou Orientador/Instituição: Ordep José Trindade Serra (UFBA)
Resumo do Ensaio:
O ensaio fotográfico capta fragmentos da missa dedicada a Santo Antônio de Categeró, na Igreja da Irmandade de N. S. do Rosário dos Pretos (Salvador – Bahia), cuja vetusta origem remonta ao século XVII. Ocorrendo todas as terçar-feiras, às 18h, esta missa, denominada de inculturada ou afro, resulta de um processo de atualização da Igreja Católica, consolidado, sobretudo, com os princípios do Concílio do Vaticano II (1962-1965) e a ação dos Agentes de Pastorais Negros. Fruto de um espaço tanto concedido pela Igreja, quanto reivindicado por um movimento negro endógeno, a missa de Santo Antônio de Categeró é, portanto, adaptada aos padrões culturais mais abrangentes daquela comunidade (sabidamente com alto nível de dupla filiação religiosa). Nela propõe-se comunicar mensagens de elevação da auto-estima do negro, combater o racismo e a intolerância religiosa e alçar a um patamar de destaque oferendas, instrumentos musicais, vestimentas e danças que remetam a uma origem africana.
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