Autoras:Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha
Email: corneliaeckert@terra.com.br
Vínculo Acadêmico: Professora titular, PPGAS – IFCH – UFRGS.
Titulo do ensaio: Porto Alegre: as múltiplas faces do tempo
Ano e local da realização: 2007, Porto Alegre.
Formato original: 18 x 12,10 - Técnica mista de montagem de imagens digitais a partir de software de edição de fotos, com tratamento de níveis de contraste, coloração, recortes parciais de fotos, colagem em camadas, seleção e fusão de imagens.
Quantidade de fotos e dimensão: 4 fotos impressas no tamanho de 30x40cm
Entidade patrocinadora: BIEV/Laboratório de Antropologia Social - UFRGS
Título da pesquisa: Projeto Integrado de Pesquisa Estudo Antropológico de Itinerários Urbanos, Memória Coletiva e Formas de Sociabilidade no Meio Urbano Contemporâneo
Coordenador ou Orientador / Instituição: Coordenação das Professoras Dras. Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert, UFRGS
Resumo do ensaio:
Evocar uma cidade como Porto Alegre, na memória dos seus habitantes, entrelaçada de ações humanas, de redes de pertencimento, de estilos urbanos, de dinâmicas sociais, permite narrar muitas histórias e amarrar múltiplas lembranças. Este é o propósito desta exposição que tem por base a pesquisa “Itinerários Urbanos, Memórias e Sociabilidades no Mundo Urbano Contemporâneo” do Projeto Banco de Imagens e Efeitos Visuais.
A idéia original dessas imagens foi de provocar naqueles que as contemplam, um processo meditativo e interpretativo de nossos gestos de pesquisa, nossos atos de estudo, nossos esforços de re-interpretação, nossas práticas de produção: dos itinerários, dos projetos, das sociabilidades, das memórias dos habitantes na cidade. As noções de fragmentos de acontecimentos, e dos espaços restaurados, dão ritmo aos rastros de experiências vividas na cidade que se transforma. Ruas, viadutos, esquinas, prédios, vãos e passagens foram definindo as paisagens da cidade que pretendemos, configuradas nessas quatro fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário