sábado, 26 de abril de 2008

Alcançando os Mais Velhos.














Autora: Juliana Nicolle Rebelo Barretto

Email: julianada01@hotmail.com

Vínculo Acadêmico: Mestranda em Antropologia/UFPE, pesquisadora do AVAL/UFAL

Título do ensaio: Alcançando os Mais Velhos.

Ano e local da realização: 2006, Pariconha-AL

Formato Original: ( X ) digital ( ) analógico:

Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos, 30X40cm

Entidade Patrocinadora: Acervo do Laboratório de Antropologia Visual em Alagoas/AVAL/UFAL
Título da Pesquisa: Atlas das Terras Indígenas em Alagoas/CNPq.
Coordenador ou Orientador/Instituição: Sílvia Martins/UFAL
Resumo do Ensaio:

Os Karuazú localizam-se na região sertaneja de Alagoas no município de Pariconha, fazendo parte de um movimento de resistência indígena caracterizado pela busca de reconhecimento étnico oficial. Esse povo se afirma descendente dos Pankararu (localizados em Pernambuco) e praticam seus cultos de devoção aos “Encantados”, que são espíritos de índios ancestrais manifestados.
A participação em rituais, o compartilhamento de segredos, o acesso a locais sagrados, proporcionam significados necessários à experiência do ser indígena Karuazú. A “Corrida do Umbu” é iniciada com a “Brincadeira dos Praiá”, dança praticada pelos “Encantados”, onde os homens vestem indumentárias - máscara e saia de fibra de croá - chamada de “Praiá”, e vão para o Terreiro. Nesse momento, Cantadores puxam Toantes, enquanto “Praiás” dançam circulando o Terreiro.
Nesse contexto de trocas de saberes, a “Corrida do Umbu” possui um papel fundamental no “alcançamento dos mais velhos”, sendo a partir de noções que circulam nesses laços de conhecimentos, onde se delimitam sentimentos de pertencimento à rede Pankararu.

Nenhum comentário: