sexta-feira, 2 de maio de 2008

Escola ou Prisão? O panóptipo escolar e suas circunstâncias.










Autores:Lorena Leite do Coutto e Flávio Leonel Abreu da Silveira

Email: lo.ef@hotmail.com

Vínculo Acadêmico: Graduanda.

Título do Ensaio: Escola ou Prisão? O panóptipo escolar e suas circunstâncias.

Ano e Local de realização: 2007. Belém – PA.

Formato original: (x) Digital.

Quantidade de fotos e dimensão: 4 fotos 14x17cm.

Título da pesquisa: O corpo situado: Os limites arquitetônicos e sua influência na construção do humano.

Coordenador ou Orientador/ Instituição: Prof. Dr. Flávio Leonel Abreu da Silveira/ UFPa.

Resumo do ensaio:

Este trabalho objetivou analisar, através de uma leitura da paisagem arquitetônica escolar: Como se constituem os mecanismos de implementação do poder sob os corpos dos educandos? Considerando as experiências sociais como Fatos Sociais Totais que balizam, entre outros, as condutas corporais, constituindo-as como montagens fisio-psico-sociais, entendemos que ao estabelecerem relação com os diversos espaços os corpos absorvem destes, formas e significados que são nele “tatuados”. Nestes termos, por meio de observações participantes do cotidiano escolar, do registro de falas e imagens, foi possível perceber como o processo de disciplinarização dos corpos na escola apresenta hoje uma nova forma de “docilização”, construída através da organização do espaço, do controle do tempo e da vigilância, aproximando a edificação escolar ao modelo do panóptico proposto por Jeremy Bentham, muito utilizado nas instituições penais. Este trabalho utilizou como referenciais às obras de Marcel Mauss, Norbert Elias, Michael Foucault, Pierre Bourdieu, entre outros.

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