sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tangendo o Intangível: um olhar sobre patrimônio cultural no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura (Manaus – Am)






Autor: Eder de Castro Gama

Email: edergama@hotmail.com

Vínculo Acadêmico: Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA/UFAM

Título do ensaio: Tangendo o Intangível: um olhar sobre patrimônio cultural no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura (Manaus – Am)

Ano e local da realização:

Batizado de um boi (Bairro Coroado, Manaus-AM, 2007); Preparação da Luva da Tucandeira (Comunidade Indígena Sateré-Mawé Y’apyrehyt, bairro Redenção, Manaus-AM, 2008); Os Mestres dos Bois de Manaus na comunidade Negra de São Benedito. (Bairro Praça 14 de Janeiro, 2008); Festa de Passagem de Ano na Praia da Ponta Negra (Manaus, 31 de dezembro de 2007).

Formato Original: (X) digital

Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos, 30x40cm

Entidade Patrocinadora: Prefeitura Municipal de Manaus

Título da Pesquisa. Inventário do Patrimônio Cultural da Cidade de Manaus: para além do cal e pedra.

Coordenador ou Orientador/Instituição: Sérgio Ivan Gil Braga.

Resumo do Ensaio:

O presente ensaio fotográfico pretende mostrar algumas ações da Coordenadoria do Patrimônio Cultural da SEMC, dentre elas: inventário dos grupos folclóricos de Manaus; revisão dos bens edificados de interesse histórico e cultural da cidade de Manaus; aspectos religiosos na festa de passagem de ano na praia da Ponta Negra; levantamento sobre patrimônio cultural das comunidades indígenas da cidade de Manaus. Arantes (2000), ao comentar sobre o manual de aplicação do INRC do IPHAM considera que a reconstituição e interpretação da realidade cultural sejam, a rigor, partes do ofício dos cientistas sociais e em particular do antropólogo. Neste sentido, as ações escolhidas para esta reflexão são aquelas conduzidas por cientistas sociais.

Nenhum comentário: